Aparelho autolígável transparente. Entenda como funciona

Aparelho autolígável transparente

Aparelho autolígável transparente. Os avanços na Odontologia trazem melhorias para diferentes especialidades. Na Ortodontia, uma dessas melhorias é a tecnologia autoligável, resultando em tratamentos ortodônticos mais estéticos, como no caso do aparelho autoligado estético.

Esse texto irá focar no aparelho autolígável, principalmente em sua versão com matérias transparentes, explicando sobre suas funções e vantagens sobre o aparelho tradicional. Portanto, precisamos citar que antes de qualquer escolha é importante consultar as informações com um profissional na área.

Após isso, vamos a primeira pergunta, o que é o aparelho autoligável?

O que é aparelho autoligável?

Sendo hoje considerado um dos tratamentos mais modernos a base do uso de aparelho fixo. Por ter braquetes com sistema de abre e fecha, podendo assim passar o fio metálico por essas portas e eliminando o uso das famosas borrachinhas usadas nos aparelhos ortodônticos tradicionais.

Podendo trazer algumas vantagens, como na hora de trocar os fios, e outros benefícios proporcionando um tratamento mais rápido e eficaz.

Seguindo, vamos explicar sua versão transparente, foco do texto.

O que é aparelho autoligável

Versão Transparente do aparelho autolígável

A versão transparente, tem as mesmas funções e vantagens da versão metálica, mas sendo produzida com materiais transparentes a base de porcelana monocristalina. Contudo, o material é mais resistente e não amarela com o tempo, além de ter todos os benéficos nesse tratamento moderno, a sua maior eficácia e o conforto, ele é mais discreto por ser transparente. Além disso, contribui na estética de pessoas públicas, como atores e apresentadores.

Após melhores explicações, vamos focar mais em suas vantagens citadas no texto.

Algumas vantagens e diferenças do aparelho autolígável transparente

  • Mais discreto

Os aparelhos metalizados são facilmente perceptíveis, e podem gerar um certo desconforto em pessoas mais velhas que procurar esconder seus tratamentos, e para isso surge a opção transparente e mais estética, para quer não ser um sorriso com cores ou metálico.

  • Mais conforto

Os aparelhos ortodônticos autoligável diferente dos tradicionais, tem não as borrachinhas e assim tem uma estrutura que causa menos atrito entre o fio metálico e o braquete, causando uma sensação mais leve ao paciente. Por causa da baixa fricção, a resistência do movimento dentário é menor.

  • Melhor higiene

Como esse modelo não tem as borrachas, a limpeza e cuidados com os dentes fica bem mais fácil, reduzindo problemas como bactérias, mau hálito, gengivite e cálculos dentários.

  • Menos visitas ao dentista e extrações dentárias

Como é um tratamento mais focado a adultos, sua tecnologia mais avançada, de fios que realizam uma força leve e constante para que os dentes se alinhem. Contribuindo a ter menos visitas, consultas e manutenção, ou problemas como acidentes, traumas e saúde bucal comprometida, e assim reduzindo o número de consultas em 40%.

  • Menos manutenção

Além de menos visitas, a manutenção também é menor, por usar de materiais mais resistentes e com mais durabilidade, e também pelo fato o transparente não irá ficar amarelo com o tempo.

  • Tratamento mais rápido

Sendo um tratamento com menos visitas e utilizando matérias mais modernos que não necessitam de muita manutenção, com uma estrutura que diminui a resistência da movimentação dos dentes e tendo fios termoativados. Fazendo assim o procedimento diminuir de 30 meses do tradicional para 24 meses.

Ótimo custo-benefício

O preço desse tratamento, é maior do que o do tradicional. Mas fazendo a conta sobre as vantagens do aparelho autolígável transparente ao aparelho convencional transparente, percebemos um custo benefício. Como no exemplo da menor manutenção e idas a clínica, que notamos uma diminuição no gasto com deslocamentos e no tempo de esperas em filas.