Problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue!

açucar no sangue sintomas

O diabetes é uma doença crônica caracterizada por alto nível de açúcar no sangue. O aumento do açúcar pode estar relacionado a vários fatores, como falta de exercícios, dieta desequilibrada, obesidade e até envelhecimento da população. Cada célula do nosso corpo precisa de glicose para obter energia. Portanto, quaisquer alterações no metabolismo dos carboidratos podem ter consequências graves para a saúde.

Um dos culpados dos altos níveis de açúcar no sangue é o consumo de carboidratos através da dieta. Além do fato de que a glicose é distribuída uniformemente para todas as células do corpo, às vezes os níveis de glicose aumentam e isso pode ser prejudicial para os rins, vasos sanguíneos, nervos e olhos.

Sinais de excesso de açúcar no sangue:

Os seguintes sintomas de açúcar no sangue são um dos sinais mais proeminentes que seu corpo apresenta como resultado de níveis elevados de açúcar:

excesso de açúcar no sangue!

Sentir fome o tempo todo

O nível de açúcar elevado bloqueia a liberação de glicose nas células não fornecendo energia suficiente para o corpo, dando a sensação de fome constante.

Cansaço excessivo

Com a elevação do açúcar no sangue, a energia não é distribuída de forma eficiente e as células do corpo não recebem a quantidade que precisam para funcionar corretamente.

Vontade constante de fazer xixi

Com o nível de açúcar muito alto, os rins tentam equilibrar a concentração de glicose no sangue e nas células. O corpo dissolve o sangue com o fluido intracelular, fazendo com que a concentração volte ao normal, resultando em micção frequente.

Boca seca e muita sede

A boca seca e a sede excessiva são respostas do organismo à perda de líquido em excesso. O hipotálamo avalia o grau de desidratação do sangue e envia sinal de sede ao cérebro.

Perda de peso

Se houver alto nível de glicose, pode ocorrer perda de peso em pouco tempo, mesmo quando há ingestão de muita comida e se o valor calórico dos alimentos for alto.

Cicatrização

As feridas, mesmo que pequenas, demoram a cicatrizar. Sinal de que veias e artérias podem estar obstruídas pelo açúcar e o sangue não chega como deveria na região do corpo que necessita de regeneração.

Irritabilidade

É bastante comum que os desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue afetem o comportamento, aumentando a pré-disposição para quadros de ansiedade, irritação e até depressão.