Motivos para aceitar pagamento por cartão em seu negócio

Motivos para aceitar pagamento por cartão em seu negócio

Muitos pequenos comerciantes ficam em dúvida se devem ou não adquirir uma máquina de cartão acreditando que podem negociar com seus clientes apenas com dinheiro; transferência, ou até no boca a boca.

Infelizmente as opções acima não são profissionais o suficiente, é fundamental aumentar as alternativas de pagamento de seus clientes para cartões, PIX, e até QR Code.

Confira neste artigo quatro ótimas razões para oferecer diversos meios de pagamentos aos seus clientes.

1 – Grande parte dos brasileiros possuem cartão de débito ou crédito

Em 2019 o número de cartões de crédito em uso no Brasil era de 123 milhões e com função débito de 132 milhões, segundo dados do Banco Central. Hoje esse número provavelmente é muito maior, motivo suficiente para que seu estabelecimento aceite cartões como meio de pagamento.

Também é verdade que muitos brasileiros preferem pagar com dinheiro para evitar complicações com cartões, ou por estarem com nome negativado na praça; mas ainda sim não aceitar cartões é sinônimo de perder vendas.

Ainda que seu cliente não possua a função crédito ativa, provavelmente ele terá a opção crédito de uma conta poupança ou conta salário da empresa em que trabalha.

2 – É possível aceitar PIX e QR Code na maquininha

Um efeito colateral positivo de ter uma maquininha para aceitar cartões é que o leque de pagamentos aumenta para outras possibilidades.

Atualmente as empresas fornecedoras de máquinas de cartão atualizaram seus portfólios e oferecem outras opções no mesmo equipamento.

Máquinas com tela oferecem pagamento por QR Code, em poucos toques é possível exibir o código QR na tela para que o cliente escaneie usando um aplicativo de pagamento.

Além disso, milhões de brasileiros sem conta em banco conseguiram se bancarizar de maneira alternativa através de uma conta de pagamento – modalidade de conta digital oferecida por dezenas de fintechs que surgiram nos últimos anos.

Não é incomum, por exemplo, encontrar jovens sem conta em banco, mas com diversos aplicativos de pagamento como PicPay e Mercado Pago instalado no celular.

Através desses apps é possível pagar por QR Code nas maquininhas usando o pagamento de código QR do PIX.

O melhor exemplo desse recurso são as Moderninhas do PagSeguro, pois todas são capazes de gerar QR Code na tela. Esse QR code pode ser pago usando o PIX; mas é melhor ainda quando o cliente usa o app do PagBank, pois as taxas são melhores.

3 – Dinheiro na conta tem menor risco de roubo

Infelizmente a questão de segurança pública é um problema no Brasil, não são raros os casos de roubos a estabelecimentos comerciais; e o principal foco dos bandidos é o dinheiro em papel, já que efetuar transações usando uma conta bancária é algo com maior risco de bloqueios e frustrações.

Por esse motivo, aceitar pagamento com cartão permite que seu comércio mantenha poucas notas no caixa, sendo que o pagamento será creditado em sua conta corrente nos dias seguintes das transações, e com os limites de transações diárias mantendo seu saldo protegido.

4 – Você pode vender pelas redes sociais

Ao trabalhar com uma maquininha de cartão você também terá acesso a conta de pagamento do fornecedor do equipamento. Embora nem todas as empresas ofereçam essas opções, esse recurso está se tornando cada vez mais comum, trazendo diversas vantagens.

A principal vantagem é a opção de link de pagamento, com esse recurso é possível criar um link para compartilhar nas redes sociais para que seus clientes façam pagamentos.

Dessa forma você pode vender pelas redes sociais com segurança, e oferecendo opção de pagamento por cartão de crédito (e em alguns casos até boleto e PIX) para toda sua clientela.

Algumas das empresas de máquina de cartão que oferecem link de pagamento são: PagSeguro; Mercado Pago; SumUp, InfinitePay; Ton; entre outras.

Leia também: Como trabalhar de maneira saudável no home office.