Conheça todos os passos para garantir uma boa higiene bucal

Conheça todos os passos para garantir uma boa higiene bucal

Um sorriso bonito e saudável não aparece do nada, afinal, existe uma série de cuidados essenciais para que a saúde da boca esteja em dia. O principal fator para se ter dentes saudáveis é a higiene bucal, essencial não só para a beleza, mas para a prevenção de doenças.

Isso porque a falta de higiene bucal pode causar problemas como:

  • Acúmulo de resíduos alimentares;
  • Sangramento na gengiva;
  • Mau hálito;
  • Cáries;
  • Placa bacteriana;
  • Gengivite;
  • Proliferação de bactérias;
  • Câncer na boca.

Inclusive, mesmo problemas que às vezes são considerados de fácil resolução, podem evoluir.
Nesse cenário, em casos graves de cárie, por exemplo, é preciso realizar uma extração de dente para que haja a reconstituição da arcada dentária, mantendo a harmonização do sorriso no rosto.

Além disso, manter a saúde bucal em dia é importante para prevenir doenças do corpo, como as cardiovasculares, devido à proliferação de bactérias. Leia Também: Alimentação saudável como aliada à qualidade de vida e bem-estar.

Mais ainda, esse cuidado também pode melhorar a autoestima e facilitar a comunicação e interações, passando uma boa imagem.

Para isso mostrar dentes bonitos ao conversar e ter a confiança de que estão saudáveis, é preciso manter bons hábitos.

Portanto, aqui serão abordadas algumas formas de higiene com a boca para garantir uma boa saúde bucal.

O que é uma boa higiene bucal

Escovação

A escovação é o principal ato para a higienização dos dentes e da boca. 

Utilizando uma escova macia, deve-se escovar movimentando as cerdas da gengiva para fora, em movimentos verticais ou circulares, com duração de dez segundo a cada dois dentes.

Ao finalizar o processo nos dentes, deve-se também escovar a língua em movimentos de vai e vem e as partes internas das bochechas.

A escovação é importante para todos, mas principalmente para quem faz o uso de procedimentos ortodônticos, como o aparelho invisível.

No caso dos modelos tradicionais e fixos, a estrutura torna mais fácil o acúmulo de alimentos, impactando o tratamento na parte funcional quanto em sua amenização estética.

Já o modelo invisível, que é removível, tanto a cavidade deve ser higienizada quanto o molde que será colocado na boca, evitando a presença e troca de bactérias.

Creme dental

O creme dental utilizado na escovação deve ser rico em flúor, pois esse elemento fortifica e nutre os dentes, deixando o esmalte intacto e prevenindo cáries e o acúmulo de bactérias. 

Ao contrário do que muitos pensam, deve-se colocar pouca pasta na escova, no tamanho de uma ervilha, para fazer a escovação corretamente e não tornar os abrasivos e o flúor em um ofensor para a resistência dos dentes.

Enxaguante bucal

Ao final de toda a escovação, deve-se bochechar 20 ml de enxaguante bucal por cerca de 30 segundos. 

Isso faz com que impurezas que a escova não alcança sejam retiradas e que a limpeza seja completa, combatendo as bactérias.

Vale ressaltar, no entanto, que não se pode limpar a boca com água após o uso do enxaguante, pois ela retira o efeito do produto. 

Fio dental

Com 40 cm de fio dental, usa-se o dedo polegar de uma mão e o indicador de outra para fazer a limpeza dos dentes. Inclusive, os movimentos do fio devem ser leves para não machucar a gengiva. 

A importância do uso do fio dental é que ele pode de alcançar lugares de difícil acesso, como os espaços entre dentes e o vão existente entre a gengiva e a estrutura dental. 

Ida ao dentista

Ir ao dentista a cada seis meses é extremamente necessário para que haja o acompanhamento da saúde bucal como um todo. Além disso, o profissional poderá fazer a limpeza dos dentes de forma aprofundada, retirando o tártaro.

Durante o processo de limpeza, o profissional irá injetar flúor para a fortificação do esmalte dos dentes, deixando-os fortes e nutridos, reduzindo riscos de cáries e hipersensibilidade.

Para quem utiliza aparelho ortodôntico, a frequência no dentista deve ser maior, geralmente ocorrendo uma vez ao mês.

No entanto, apenas o dentista responsável pelo tratamento irá determinar o prazo para retorno do paciente ao consultório para fazer o acompanhamento, limpeza e manutenção do aparelho.

Além dos tratamentos rotineiros, também há quem prefira realizar procedimentos estéticos da odontologia e é possível realizar a marcação de consultas para ter um sorriso mais bonito. 

Nesses casos, o procedimento mais procurado nas clínicas odontológicas costuma ser o de clareamento dental, que pode ser feito em consultório, em menos de uma hora e com a utilização de um laser; ou pelo uso de moldura caseira, com a injeção diária do gel clareador.

Em ambos os casos, o acompanhamento é necessário para garantir a eficácia do tratamento e evitar complicações no decorrer do tratamento, como a sensibilidade.  

Com hábitos diários de limpeza e acompanhamento profissional, os dentes ficarão cada vez mais saudáveis, livres de doenças e bonitos. 

Como foi dito, não é algo difícil de se conseguir, pois são pequenas mudanças. Contudo, elas devem ser feitas frequentemente para trazer resultados para a saúde bucal a longo prazo.

Ao aliar esses hábitos, é possível alcançar não só uma vida mais saudável, mas favorecer a sensação de bem-estar consigo. 

Contato

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Portanto, ele deve ser usado diariamente para evitar inflamações e realizar a remoção de placas.